segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oficina- unidades 5 e 6 do TP2: Imagens que dão margem....

Momento Inicial- em 30 de novembro: ambiente novo-Novidades


Atendendo ao sugerido no encontro anterior acerca de um espaço que oferecesse melhores condições de estudo em grupos, reunimo-nos no Salão da Secretaria Municipal de Ação Social.
A princípio, fizemos acolhida com a mensagem " Ser Águia" que trata do doloroso processo de renovação da águia para adquirir mais 30 anos de vida produtiva, feliz. Em seguida propus a dinâmica das 3 perguntas acerca do texto, que apresentamos no 2º encontro de nossa formação. As reflexões foram de suma importância, na medida em que houve momentos catárticos para alguns colegas, que compreenderam enfim que mudar não é cômodo, pode ser doloroso, mas a recompensa de tentar fazer diferente, permite-nos "ganhar mais 30 anos", como a águia, de vida produtiva e feliz.
Apresentou-se a agenda do dia e teve início a apresentação das práticas. Confesso que fiquei impressionada com os relatos positivos e com o entusismo com que os professores falavam do desempenho dos alunos. As professoras Marilene Cavalcante, Evaneide Ricardo, Vilaní Nobre, Viviany Lopes, Sandra Santos, Graça Costa, Cristina Evangelista e Elisângela Santiago apresentaram suas práticas, mostraram as produções dos alunos, responderam as perguntas dos colegas. O principal foco de interesse meu e de Patrícia foi a percepção da real vivência do Gestar pelos professores, bem como, a valorização das atividades do gestar II, que para eles apresentou-se como necessário, no momento mais escasso dos "que fazeres" docentes em língua portuguesa do 6º aos 9ºs anos.
A atividade do avançando na prática mais aplicada foi a da página 56 do TP2 (unidades 5 e 6). Foram aplicadas todas as atividades do Avançando na prática, das outras vezes isso não ocorreu. Fato também que nos chamou a atenção foi que os comentários de que as atividades do gestar "casam" com a proposta curricular e o plano de curso de todas as séries/anos, o que demonstra mais uma vez que a formação do Gestar II apresenta-se em consonância com a realidade educacional que buscamos todos.

Percemos, Patrícia e eu, que quando nos referíamos às atividades de casa das unidades, perguntávamos as dúvidas, pedíamos algum comentário, parecia que "todos haviam entendido tudo", por isso, para este encontro preparei em slides um passeio pelos conteúdos e ia suscitando algumas indagações, questionando alguns conceitos. Pudemos perceber que havia dúvidas sim, havia equívocos na construção de conceitos e a discussão foi muito proveitosa, posso afirmar, com convicção que realmente estudamos juntos...reestudamos. Alguns professores manifestaram o desejo de repetirem atividades com seus alunos a partir de um novo enfoque, do que foi discutido, em especial acerca do que é e do que não é texto.

Seguindo o calendário do cronograma de início de nossas atividades, nosso próximo encontro será dia 16/12/2009 e desta vez será o dia inteiro, quando além de terminar o TP2, daremos início ao estudo do TP3, encerrando assim, as atividades do Gestar II em Banabuiú, neste ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário