quinta-feira, 5 de novembro de 2009

OFICINA 1 (Parte 2) -Unidade 2- TP1- CADA UM COM SEU IDIOLETO.....CONTANDO AS NOVIDADES.......(DES)CONSTRUINDO CONCEITOS!


Professores atentos à apresentação das atividades
dos colegas.














Oficina 2 - do TP1 (pgs. 169/70) Leitura e estudo do texto "A outra senhora" Grupos de estudo de, no máximo 3 professores.
Conforme cronograma distribuído,Patrícia e eu retificamos o planejamento feito anteriormente incluindo o vídeo do Márcio Melhem intitulado "Pleonasmo", fornecido a nós por Guiana.
Logo após o costumeiro café da manhã, servido pela SME, abrimos o dia acolhendo os cursistas com a mensagem intitulada "Ser transparente" que trabalha a motivação, a elevação da autoestima. Em seguida foram relatadas as práticas, cada vez mais entusiáticas; algumas professoras trouxeram e apresentaram- durante seu relato-os trabalhos feitos por alguns alunos, como o dicionário de variantes por faixa etária feito pelos alunos na comunidade. Importante salientar que todos os relatos levaram à conclusão de que o professor desconhece parte do vocabulário de seus alunos, donde percebeu-se a necessidade de "falarem a mesma língua", já que são os dois pilares no construto do processo da aprendizagem escolar, também porque o propósito comunicativo presume codificação e decodificação no nível linguístico da cadeia da fala, defendido por Chomsky.

Fizemos questão de trabalhar o conceito de língua culta X modalidade Padrão, desconstruindo assim o conceito "fossilizado" de que sejam vistos como semelhantes ou sinônimos. Quando dizemos desconstruir, estamos afirmando que fizemos antes uma "captação' desses conceitos junto aos cursistas. Houve algumas discussões a respeito, fizemos questionamentos e juntos construimos o conceito de que;
Língua Culta : é a variante utilizada pela elite e aceita. è dinâmica, mutável como o são os falantes.
Padrão: apresenta-se como modelo idealizado, não é língua, pois é estático.

Para o fechamento dessa construção coletiva, apresentamos o video "Pleonasmo", a que nos referimos . Nosso objetivo foi alcançado, na medida em que suscitou percepções de que o modelo padrão, a gramática normativa apresenta o Pleonasmo vicioso como algo nocivo ao texto e, perceberam no vídeo que a elite letrada: psicólogo, padre, enfermeira, apresentador de telejornal, etc, utilizam o pleonasmo e que todos aceitamos. Fizemos as atividades inerentes à oficina e nos comprometemos para o próximo encontro- dia 19/11/2009, terminarmos o TP1, quando trabalharemos as unidades 3 e 4, numa terceira oficina.
Vale ressaltar que fizemos um calendário de visitas que pretendemos cumprir antes do próximo encontro.

Um comentário:

  1. Oi, Ivonete. Que bom que eu consegui achar vocês na net. Realmente foi muito bom nosso encontro. Isto é uma das coisas que me encantam no ato de educar oficialmente: essa troca de experiências é muito válida.
    Mas acho que podemos aproveitá-lo mais, apresentando, por exemplos os textos que o TP1 solicita que desenvolvamos; sugiro isto, não apenas em linhas gerais, mas alguns textos merecem ser lidos, até para não perdermos o interesse de escrevê-los.
    No mais, foi muito bom. Como sempre, aprendi muito, principalmente com a descontrução do conceito Lingua Culta x Modalidade Padrão.
    Abraços e até o dia 19/11.

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