Professores atentos à apresentação das atividades
dos colegas.
Oficina 2 - do TP1 (pgs. 169/70) Leitura e estudo do texto "A outra senhora" Grupos de estudo de, no máximo 3 professores.
Conforme cronograma distribuído,Patrícia e eu retificamos o planejamento feito anteriormente incluindo o vídeo do Márcio Melhem intitulado "Pleonasmo", fornecido a nós por Guiana.
Logo após o costumeiro café da manhã, servido pela SME, abrimos o dia acolhendo os cursistas com a mensagem intitulada "Ser transparente" que trabalha a motivação, a elevação da autoestima. Em seguida foram relatadas as práticas, cada vez mais entusiáticas; algumas professoras trouxeram e apresentaram- durante seu relato-os trabalhos feitos por alguns alunos, como o dicionário de variantes por faixa etária feito pelos alunos na comunidade. Importante salientar que todos os relatos levaram à conclusão de que o professor desconhece parte do vocabulário de seus alunos, donde percebeu-se a necessidade de "falarem a mesma língua", já que são os dois pilares no construto do processo da aprendizagem escolar, também porque o propósito comunicativo presume codificação e decodificação no nível linguístico da cadeia da fala, defendido por Chomsky.
Logo após o costumeiro café da manhã, servido pela SME, abrimos o dia acolhendo os cursistas com a mensagem intitulada "Ser transparente" que trabalha a motivação, a elevação da autoestima. Em seguida foram relatadas as práticas, cada vez mais entusiáticas; algumas professoras trouxeram e apresentaram- durante seu relato-os trabalhos feitos por alguns alunos, como o dicionário de variantes por faixa etária feito pelos alunos na comunidade. Importante salientar que todos os relatos levaram à conclusão de que o professor desconhece parte do vocabulário de seus alunos, donde percebeu-se a necessidade de "falarem a mesma língua", já que são os dois pilares no construto do processo da aprendizagem escolar, também porque o propósito comunicativo presume codificação e decodificação no nível linguístico da cadeia da fala, defendido por Chomsky.
Fizemos questão de trabalhar o conceito de língua culta X modalidade Padrão, desconstruindo assim o conceito "fossilizado" de que sejam vistos como semelhantes ou sinônimos. Quando dizemos desconstruir, estamos afirmando que fizemos antes uma "captação' desses conceitos junto aos cursistas. Houve algumas discussões a respeito, fizemos questionamentos e juntos construimos o conceito de que;
Língua Culta : é a variante utilizada pela elite e aceita. è dinâmica, mutável como o são os falantes.
Padrão: apresenta-se como modelo idealizado, não é língua, pois é estático.
Língua Culta : é a variante utilizada pela elite e aceita. è dinâmica, mutável como o são os falantes.
Padrão: apresenta-se como modelo idealizado, não é língua, pois é estático.
Para o fechamento dessa construção coletiva, apresentamos o video "Pleonasmo", a que nos referimos . Nosso objetivo foi alcançado, na medida em que suscitou percepções de que o modelo padrão, a gramática normativa apresenta o Pleonasmo vicioso como algo nocivo ao texto e, perceberam no vídeo que a elite letrada: psicólogo, padre, enfermeira, apresentador de telejornal, etc, utilizam o pleonasmo e que todos aceitamos. Fizemos as atividades inerentes à oficina e nos comprometemos para o próximo encontro- dia 19/11/2009, terminarmos o TP1, quando trabalharemos as unidades 3 e 4, numa terceira oficina.
Vale ressaltar que fizemos um calendário de visitas que pretendemos cumprir antes do próximo encontro.
Vale ressaltar que fizemos um calendário de visitas que pretendemos cumprir antes do próximo encontro.
Oi, Ivonete. Que bom que eu consegui achar vocês na net. Realmente foi muito bom nosso encontro. Isto é uma das coisas que me encantam no ato de educar oficialmente: essa troca de experiências é muito válida.
ResponderExcluirMas acho que podemos aproveitá-lo mais, apresentando, por exemplos os textos que o TP1 solicita que desenvolvamos; sugiro isto, não apenas em linhas gerais, mas alguns textos merecem ser lidos, até para não perdermos o interesse de escrevê-los.
No mais, foi muito bom. Como sempre, aprendi muito, principalmente com a descontrução do conceito Lingua Culta x Modalidade Padrão.
Abraços e até o dia 19/11.