quinta-feira, 11 de março de 2010

TP4- Letramento Cultura e o nosso Livro de Memórias!

O Novo Secretário de Educação do Município esteve conosco para falarmos sobre o nosso Livro de memórias.


Em nosso segundo encontrão deste ano percebeu-se que os professores entraram no rítimo de estudo novamente trazendo práticas novas, bastantes comentários e teceram considerações entusiásticas acerca de nosso projeto do Livro de Memórias. Não esquecemos de tecer considerações sobre os outros projetos que foram retomados. A copa do Mundo e as eleições 2010 foram alvo de muito interesse para novos projetos interdisciplinares nas Escolas.
Iniciamos a oficina com a apresentação do video cedido por Guiana com o título "O que acontece quando lemos". As considerações foram bastante interessantes, falaram acerca do que estava "na cara" e que eles não haviam percebido, como o fato claro de não podermos dar sigificado àquilo que não conhecemos. Iniciamos então a apresentação das práticas e as situações do video foram sendo retomadas. O fato de a leitura não ser uma ação dos olhos e sim do cérebro com todo seu conhecimento prévio permeado da cultura de contexto do indivíduo suscitou bastantes comentários. O "Avançando na Prática" mais posto em prática foi o da página 31. A troca de experiências foi bastante produtiva. O da página 41 também teve como referência única o "Carnaval das Àguas", os alunos fizeram produções bastante interessantes. Discutiu-se muito acerca do LER X COMPREENDER e, por fim, chegou-se a conclusão de que:
O conhecimento prévio constituído por todos os nossos saberes, incluindo valores, é fator decisivo no interesse pelo texto e na sua compreensão. Ativar tal conhecimento é fundamental para possibilitar a leitura , como também na abertura de horizontes do leitor.Corroborando com que os autores do módulo mostram na página 143: "Além de aprender o que nos diz um texto, podemos e devemos procurar horizontes mais amplos para nossa leitura: buscar dados sobre o assunto além do texto, relacioná-los, compará-los, na convergência e na divergência, buscar conclusões são ações da pessoa curiosa e investigadora, que se interroga sobre as coisas, os fatos, o mundo, como gostaríamos que fossem nossos alunos."

Um comentário:

  1. PARABÉNS, IVONETE, PELO BLOG CONSTRUÍDO E, EU ESPERO, EM ETERNA CONSTRUÇÃO, DIVULGANDO O SEU TRABALHO E O DE SEU MUNICÍPIO EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO RENOVADA, EFICIENTE E EFICAZ!!!

    PARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO, PELA SATISFAÇÃO DEMONSTRADA EM CADA FASE E AÇÃO DESSE PROGRAMA QUE A CATIVOU!!! AS PRIMEIRAS AÇÕES E ATIVIDADES SE ENCERRAM AQUI E DEIXAM O ESPAÇO ABERTO PARA A CONTINUIDADE...

    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir