Acolhemos os professores com a Mensagem "Professores Apaixonados". A maioria dos professores se percebeu retratado em alguns dos slides, tanto em atitudes apaixonadas quanto desapaixonadas. Atribuíram as atitudes desapaixonadas ao cansaço de final de ano letivo.
Patrícia e eu havíamos planejado atividades de fechamento para o ano de 2009. O encontro foi de 8 horas, programamos o fechamento das atividades do TP2 e entrarmos nas duas primeiras uidades do TP3 (Unidades 9 e 10). Apresentaram-se as práticas e, percebia-se o entusiasmo na fala de todos os professores com o desenvolvimento e desempenho dos alunos nas atividades do Gestar II. Todos os professores fizeram questão de mostrar o resultado final do "Avançando na Prática" daquela semana; apresentavam com orgulho as produções escritas e os vídeos de seus alunos em atividade.
A atividade mais efetivada foi o da página 115 ( captação das figuras de linguagem presentes no cotidiano), os resultados apontam para a observação das onomatopeias e das metáforas dos apelidos. Os professores também apresentaram entusiasmo em ler a produção de seus alunos, principalmente as onomatopeias em textos narrativos e a listagem dos apelidos metaforicamente construídos.
Discutiu-se mais uma vez a necessidade premente de se trabalhar na escola a oralidade de nossos alunos, na medida em que observa-se a timidez ou a baixa autoestima dos alunos em não mostrar confiança em falar de seus sentimentos, suas ideias, efim, falar em público e para um público. Destacou-se a questão histórica da classe oprimida não acreditar em si mesmo, em especial no discurso falado.
A professora Inácia Gomes perguntou sobre a diferença básica entre poesia e poema, gerando as discussões necessárias para entrarmos no estudo do TP3. Formamos 3 grupos de estudo para discussão da unidade 9. A tarde foi bastante proveitosa na retirada de dúvidas acerca dos gêneros textuais. Trabalhamos o conhecimento intuitivo de gênero, em seguida discutimos sobre a classificação e as dúvidas foram aparecendo. Não chegamos a estudar neste dia a Unidade 10, pois creio que suscitará discussões ricas que não podem ser atendida numa só tarde, marcamos visita pedagógica, por escola para estudarmos essa unidade.
Como sempre as oficinas do gestar têm se apresentado como momento importante de retirada de dúvidas, de partilhas, enfim. Outro aspecto que consideramos de suma importância foi a oportunidade que o gestar nos trouxe de os professores terem tempo de estudo (oficinas) para retirar dúvidas. Percebemos que muitos conceitos encontravam-se equivocados e os professores mostram confiança em "se mostrar" querendo, lógico, aprender. Esse tem sido o nosso refrão: "aprender sempre!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário