sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dados do Município...


Banabuiú é um pequeno município da Região do Sertão central Cearense, dista 255 km da capital Fortaleza. Possui cerca de 18 mil habitantes. Recebe o apelido de "Cidade Carinho" pelo afeto molemolente de seu povo.

Números da Educação

Número de Escolas do Ensino Fundamental: 12

Alunos o Ensino Fundamental: 3914

Alunos do Fundamental II contemplados pelo Gestar II: 1873

Número de Professores Cursistas de Língua Portuguesa: 30 (33)
(Recebemos 03 professores cursistas do vizinho município de Jaguaretama que nos solicitou, tendo em vista o fato de residirem em Banabuiú e apresentando-se o cronograma daquele município geograficamente incompatível para estes companheiros.)
Formação: Universidade de Brasília

Formadora da UnB: Guiana Brito

Secretária Municipal de Educação: Sarah de Paiva Sales Rabelo

Coordenadora Municipal: Patrícia Almeida
Formadora Municipal : Ivonete Maria de Souza Sampaio

MEU MEMORIAL DE LEITURA E DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Segundo o dicionário de filosofia, a memória apresenta-se como a possibilidade de se dispor das idéias, impressões e conhecimentos passados que, de algum modo, estão disponíveis para ser evocados. Nossa memória profissional nos atiça a rever nossos valores, conceitos, prevenindo equívocos numa perspectiva de aprendizado sempre.

De família bastante simples, fui “bicho do mato” até aos 9 anos de idade, quando pela primeira vez vi energia elétrica. Todo o meu aprendizado de mundo de “uma matuta do pé de serra”, me fez perceber, quando em contato com o mundo urbano, que mesmo morando afastada de tudo, eu sabia muitas coisas que os colegas da cidade ignoravam, e isso eu consegui lendo. Lia versos em cordel para meu pai que foi analfabeto a vida toda, só escrevendo o próprio nome, depois que eu o ensinei- foi meu primeiro aluno- que orgulho!!!!

Como única menina no meio de 6 irmãos homens, vivenciei muitas brincadeiras- ditas masculinas- e quando minha mãe questionava: “Essa menina está se criando igual a homem!” Eu ria, no meu íntimo eu cria que sabia o que era ser menina- eu via nos livros, embora a figura feminina que eu visualizasse apresentava-se como o modelo ideal feminino veiculado pelos didáticos que cumpriam currículos machistas e idelizados.

Minha paixão por ler teve início bastante cedo, não havia televisão só “televizinho” e as antigas revistas “Sabrina” (romance) e outras de fotonovela significavam o meu lazer, o meu divertimento.

Minha paixão por escrever decorre dessa anterior, pela leitura. Comecei a inventar outros finais para os contos que lia não ficarem tão repetitivos. Imaginava os personagens, viajava pelos lugares. Depois, já adulta, mãe, recém-saída de minha tão sonhada faculdade de direito- que não terminei; comecei a “datilografar” trabalhos da faculdade para os meus ex-colegas de curso. E, como eu gostava de ler seus trabalhos, seus artigos científicos, suas considerações! Ainda hoje costumo estar sempre lendo um livro, é uma necessidade primária!

Minha vida profissional docente teve início de forma bastante interessante. Precisava trabalhar, cursava Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará – UECE, como segundo curso, já que deixara o curso de Direito no 3º Ano na Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, por motivos pessoais, mais necessariamente, financeiros.

Mudei-me para o Ceará, depois de 16 anos morando em alguns estados brasileiros e cheguei em Banabuiú, pequeno município do Sertão Central em Janeiro de 1996. Banabuiú é uma pequena Cidade, bem típica do interior com pessoas bastante alegres, hospitaleiras. Soube que estavam precisando de professores nas escolas municipais por contrato temporário. Como encontrava-me no Curso de Pedagogia, achei que seria ideal começar na prática o que estudava. Na Secretaria Municipal de Educação encaminharam-me a uma escola, em que as vagas eram nas disciplinas de Relações Humanas (Fundamental II) que estava sendo colocada na grade curricular pela 1ª vez naquele ano e Língua Portuguesa e Inglesa (Fundamental II e Médio, respectivamente).

Comecei então uma nova vida. Nunca estudei tanto em minha vida. Nessa época aprendi tudo de língua portuguesa que nunca havia aprendido em minha educação básica e descobri que, se não havia aprendido é porque não haviam me ensinado de forma compreensiva. Meu propósito era e continua sendo, formar leitores, fazer com que meus alunos se apaixonem pela leitura e produção textual. Creio ter sido a Disciplina de Relações Humanas que proporcionou uma maior aproximação com os alunos adolescentes e isto me fez desenvolver uma afetividade muito grande por eles (alunos) e que transferi para minha profissão.

Um ano depois, junto a uns amigos fundamos um cursinho Pré-Vestibular para prepararmos alunos para ingresso na Universidade, proposta que temos até a atualidade, hoje como empresários de serviços educacionais.

Mais um ano depois submeti-me ao Concurso Público Municipal para professora. Logo em seguida fui a primeira Coordenadora Pedagógica de uma Escola do Município. O pioneirismo sempre foi nosso ponto forte, pois logo em seguida, mais um ano depois fui promovida a Coordenadora Geral da Educação do Município e logo em seguida Secretária Municipal de Educação. Paralelo a esses cargos sempre estive na sala de aula em Língua Portuguesa, ora no ensino médio, ora no ensino fundamental II, ora nas oficinas de formação dos Programas desenvolvidos pelo município. Mesmo que fosse um expediente, algumas turmas, eu sempre estive na sala de aula- minha paixão, tanto como professora como aprendiz nos cursos de formação contiuada.

Hoje, quando recebo um convite de meus ex-alunos para sua colação de grau me emociono bastante. Quando recebo depoimentos de ex-alunos que dizem ter aprendido a gostar de ler por minha causa, é a glória! Mais ainda, quando alguns alunos dão depoimentos de que estão fazendo o curso de letras por minha causa, sinto que estou realmente recebendo o meu salário de professora que quer ser educadora.

Fiz Especialização no Ensino de Língua Portuguesa, também na UECE. Hoje sou Coordenadora da Célula Pedagógica do Ensino Fundamental II na SME, sou tutora de duas turmas de EAD e, nos fins de semana ministro aulas nas turmas de Pedagogia e de Pós-graduação da Faculdade Kurios em Banabuiú. Essa é minha vida, essa é a minha energia, é assim que gosto de viver. Sempre junto aos meus alunos, é lá que encontra-se o saber!!

Ivonete Maria de Souza Sampaio



Um comentário:

  1. Parabéns mais uma vez por ser esta pessoa, mãe e profissional tão maravilhosa. você é referência em minha vida profissional e pessoal.Sempre professora.

    ResponderExcluir